Índice de infestação do mosquito da dengue atinge nível de alerta em Caratinga

Por Rádio Cidade

16/01/2018 às 17:41

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Caratinga concluiu o 1º Levantamento de Índice Rápidopara Aedes aegypti (LIRAa). A situação é de alerta quanto ao alto risco de surto de arboviroses. Um dos principais transmissores de arboviroses, atualmente, é o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Wagner Barbalho, o índice de infestação atingiu cerca de 5% das residências do município. Vale lembrar que de 0 a 0,9% é considerado baixo risco de epidemia, de 1 a 3,9% médio risco e acima de 4% considera-se alto risco de epidemia:

Wagner Barbalho

 

Ainda são poucos os registros de casos de dengue, zika e chikungunya em Caratinga:

O secretário afirma que o combate ao mosquito Aedes deve ser feito com ações do poder público aliadas a colaboração da população:

Na coletiva desta tarde o secretário municipal de Saúde foi indagado sobre a situação da febre amarela, visto que vários casos têm sido registrados no país e no início de 2017 nossa região sofreu com um surto da doença. Wagner Barbalho disse que mesmo não sendo registrados casos suspeitos em Caratinga e região, a doença circula no estado. Quem ainda não se vacinou deve procurar as unidades de saúde da sede e dos distritos:

O secretário acredita que mais de 90% da população de Caratinga esteja imunizada contra a febre amarela:

Sobre o caso suspeito de febre amarela na região registrado nos últimos dias, Wagner Barbalho informou que a suspeita não se confirmou:

Em alguns municípios do país será disponibilizada a dose fracionada da vacina contra a febre amarela, que tem um prazo de imunização menor. De acordo com o secretário municipal, as doses disponíveis em Caratinga são do tipo padrão: