Profissionais que irão trabalhar no SAMU regional serão capacitados em fevereiro

Por Rádio Cidade

26/01/2018 às 15:28

Dia 18 de fevereiro os profissionais que irão trabalhar no SAMU, na região de Caratinga, irão participar de uma capacitação. Esta é a primeira etapa da implantação do serviço, que será gerenciado pelo consórcio Cisvales, do qual Caratinga faz parte.

O serviço será custeado pelos municípios do consórcio, como explicou o prefeito de Caratinga Wellington Moreira.

Os profissionais que serão capacitados em Caratinga em fevereiro serão contratos via consórcio, não sendo necessária a promoção de concurso público.

O início efetivo dos serviços do SAMU deve se dar em noventa dias, a partir da chegada das ambulâncias. Duas ficarão em Caratinga para atender ocorrências no município e no trecho até Santa Rita de Minas. Uma terceira ficará em Inhapim para responder a chamados sentido Ipatinga. O local que servirá de base para as ambulâncias de Caratinga, bem como o alojamento dos profissionais que ficarão de plantão está sendo definido pelo poder público.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado no Brasil em 2004 como política nacional e está presente em 2.538 municípios de todos os estados do país. Atualmente, o SAMU atende cerca de 70,9% da população brasileira, de acordo com o IBGE. O serviço SAMU 192 presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica e psiquiátrica.