Postos de combustível de Minas Gerais já podem repassar reajuste do ICMS

Por Rádio Cidade

01/02/2018 às 10:44

O novo reajuste no preço da gasolina, provocado pelo aumento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), começa a valer nesta quinta-feira (1º) em Minas Gerais, estado que tem a terceira gasolina mais cara do Brasil. Mais detalhes na reportagem de Alessandra Mendes:

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) informou que “faz pesquisas periódicas em todas as regiões de Minas Gerais, com o intuito de aferir o preço médio ponderado do combustível (gasolina, etanol e diesel) praticado pelos revendedores, para fins de cálculo do ICMS devido. Ou seja, o valor sobre o qual será calculado o ICMS não é estabelecido pelo Estado, mas é um reflexo dos preços praticados nos próprios postos”. A nota ainda cita que em 20 dos 27 Estados houve reajuste na base de cálculo dos combustíveis.

Em comunicado emitido à imprensa, o sindicato dos postos de combustíveis de Minas Gerais (Minaspetro) contestou o segundo aumento do preço-base em 2018. Segundo o presidente da entidade, Carlos Guimarães, o Governo mineiro é ágil para reajustar para cima o preço médio, diferentemente do que aconteceu em 2017.

O Minaspetro informou ainda que, “em protesto às recentes altas na tributação dos combustíveis, postos estão exibindo faixas, banners e outros materiais gráficos para mostrar à população quem são os reais vilões por trás do elevado preço do combustível”.