Sem previsão para publicação do edital do concurso para Guarda Municipal de Caratinga

Por Rádio Cidade

23/02/2018 às 18:21

Quem aguarda o lançamento do edital para o Concurso Público da Guarda Municipal de Caratinga vai ter que esperar ainda mais e por tempo indeterminado. É que a Câmara Municipal de Caratinga pede uma alteração: que a escolaridade exigida dos candidatos seja de nível médio e não superior como anteriormente previsto.

O vereador Jhony Claudy encaminhou ofício à Procuradoria Geral do município fazendo esta solicitação. Ele argumenta que em cidade maiores, como a própria capital mineira, a exigência é de nível médio. Além disso, ao diminuir o grau de escolaridade, mais pessoas que estão à procura de um emprego teriam a oportunidade de concorrer.

A prefeitura está analisando o pedido e ainda não tem uma posição sobre isso. Como consequência, a publicação do edital não tem data marcada e ainda será preciso licitar uma empresa para a promoção do concurso.

De acordo com lei municipal sancionada, a Guarda Municipal é uma instituição de caráter civil uniformizada e armada, tendo por finalidade a proteção preventiva do patrimônio e serviços públicos municipais, ressalvadas as competências da União e do Estado. Seus membros deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.