Câmara aumenta pena para criminosos que explodirem caixas eletrônicos

Por Rádio Cidade

01/03/2018 às 11:33

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde dessa quarta-feira (28) o aumento de pena para criminosos que usarem explosivos em furtos ou roubos. A disseminação desse tipo de crime vem tirando o sossego do brasileiro, inclusive em municípios pacatos do interior do Brasil. A verdade é que explosões a caixas eletrônicos se tornaram frequentes nos últimos anos, gerando pânico na população e prejuízos às instituições bancárias.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Alberto Fraga, do DEM do Distrito Federal, ao projeto de lei do Senado que trata do assunto. Ele também determina a pena máxima para quem cometer esse tipo de crime e resultar em lesão corporal grave.

Outra emenda aprovada detalha a obrigação dos bancos de instalarem em seus caixas eletrônicos dispositivos de inutilização das cédulas no caso de arrombamentos. O prazo determinado para que isso seja feito irá variar, de acordo com o tamanho do município.

A proposta vem de um pacote de medidas de segurança que o Congresso Nacional vem trabalhando, desde o final do ano passado. O tema está como pauta de prioridade nos assuntos tratados tanto pela Câmara e pelo Senado quanto pelo Palácio do Planalto. Lembrando que na última semana, o presidente Michel Temer criou o Ministério da Segurança Pública e decretou a intervenção das Forças Armadas no Rio de Janeiro.

O texto segue agora de volta ao Senado Federal.