Secretário de Meio Ambiente garante reparos na praça Cesário Alvim são diários

Por Rádio Cidade

02/03/2018 às 15:24

Uma nova reunião entre o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga, o poder público municipal e o pároco da Catedral São João Batista, padre Moacir Nogueira, está agendada para a próxima sexta-feira, dia 9. A discussão quanto ao uso da praça Cesário Alvim para eventos da igreja e estacionamento dos seus frequentadores continua.

A questão está diretamente ligada à preservação da praça, que é patrimônio histórico do município. Em diversos pontos é possível perceber a degradação do piso. Várias pedras portuguesas foram deslocadas causando desnível e até buracos que ameaçam a segurança dos pedestres. Além disso, a estética do principal cartão postal do município fica seriamente comprometida.

Ao longo da semana a Rádio Cidade vem produzindo matérias sobre o tema. Depois de ouvir a diretora municipal de Patrimônio e integrante do Conselho do Patrimônio, Lourdes Rodrigues, registramos a declaração do padre Moacir Nogueira. Em meio a suas colações, padre Moacir atribuiu o atual estado da praça à falta de manutenção.

O secretário de Meio Ambiente, Jaider Pascoaline Gomes, gravou entrevista para a Cidade FM para falar justamente sobre a manutenção da Cesário Alvim. Segundo ele, o trabalho tem sido feito diariamente.

Alguns dos pontos de maior dano é justamente onde a Copasa escavou a praça para reparo na rede de distribuição de água. A empresa informou que a recomposição do piso foi feita pela prefeitura. Meses após o trabalho, o terreno afundou, pedras se soltaram e ainda há trechos onde as pedras foram assentadas com cimento, o que não é recomendado em se tratando de pedras portuguesas.

O secretário de Meio Ambiente defende o reparo. Ele disse que o terreno e as pedras se movimentaram, porque após serem removidas não é possível assentá-las como antes.

Sobre a participação da igreja no custeio de reparos, como afirmou o pároco da Catedral, o secretário Jaider Pascoaline confirmou a parceria com a igreja na manutenção da praça, mas apenas no que diz respeito à conscientização sobre o uso.

De acordo com a diretora municipal de Patrimônio, Lourdes Rodrigues, a prefeitura se prepara para licitar uma empresa com gente especializada em calçamento de pedras portuguesas para os devidos reparos na praça. Ainda não há levantamento do custo do serviço – informação imprescindível para o planejamento em tempos de escassez de dinheiro.