Ministério Público decide encerrar intervenção no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

Por Rádio Cidade

09/04/2018 às 18:58

Novos gestores deverão assumir o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga, nesta semana, segundo apurado pelo jornal Diário de Caratinga. O contrato com a atual equipe, que tem à frente a gestora Flávia Eugênia de Souza, terminou após um ano. Sendo assim, a intervenção está encerrada e aguardam-se informações sobre a possibilidade da Diocese de Caratinga retomar a direção ou a nomeação de novos diretores pelo Ministério Público.

A intervenção no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora foi oficializada em abril de 2017 quando a diretoria nomeada pela Diocese de Caratinga, sua mantenedora, foi destituída. O fato se deu em meio a uma grave crise, após anos de déficit acumulado, fechamento do Pronto Atendimento Municipal e comprometimento dos demais serviços prestados a pacientes de Caratinga e região. A nova administração, no entanto, não conseguiu evitar que o hospital fechasse alguns meses depois. Pela primeira vez na história centenária desta unidade de saúde o atendimento foi interrompido. Por cerca de 40 dias os pacientes tiveram que recorrer a outros hospitais da região e de centros mais distantes.

Reaberto com o compromisso de maior participação dos municípios da microrregião e verba complementar do Governo do Estado, o Nossa Senhora Auxiliadora retomou gradativamente o atendimento. Porém, há uma semana, surgiram novos rumores de paralisação das atividades devido a supostos atrasos de repasses. Com a repercussão da notícia, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde emitiu nota de repúdio alegando não haver atrasos e que todos (prefeitos e secretários) tinham se empenhado para assegurar recurso extra de R$ 500 mil por mês. Valor, segundo eles, suficiente para custeio dos serviços. A Secretaria de Estado da Saúde, no entanto, confirmou atraso nas parcelas de janeiro e fevereiro, afirmando que já foram autorizadas, mas estão em ‘fase de processamento’.