Prefeituras da região paralisam atividades nesta sexta (10) em mais um protesto contra o Governo de Minas

Por Rádio Cidade

09/08/2018 às 16:49

A crise financeira que levou vários prefeitos a se unirem em torno de uma série de medidas que buscam pressionar o Governo do Estado a regularizar os repasses de verbas para a saúde, educação e assistência social, está provocando paralisações em vários municípios. Na última sexta-feira (3), muitas prefeituras do Leste de Minas fecharam as portas. Amanhã, dia 10, nova paralisação está confirmada nas cidades desta região.

As repartições públicas municipais estarão fechadas em: Caratinga, Governador Valadares, Inhapim, Iapu, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Ubaporanga, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, São Domingos das Dores, Piedade de Caratinga, Entre Folhas, Vargem Alegre, Imbé de Minas e Dom Cavati. Nestas cidades, apenas os serviços essenciais serão mantidos.

Prefeitos de treze municípios da microrregião de Caratinga se reuniram nesta semana para definirem as estratégias desta mobilização. Além da paralisação de serviços, estão previstos, caso a situação não mude, suspensão de convênios com órgãos estaduais, suspensão de todas as atividades da rede municipal de ensino, a partir do dia 21 de agosto, incluindo o transporte escolar da rede estadual, entre outras medidas.

Nessa quarta-feira(8), o prefeito de Piedade de Caratinga, Edinilson Lopes, disse que não tem dinheiro para pagar todos os servidores da educação. Aqueles que dependem de repasse do Fundeb, que está atrasado, ainda não receberam.