Caratinga sedia neste sábado (25) o “Festival das Olimpíadas Especiais Brasil” com 76 atletas

Por Rádio Cidade

24/08/2018 às 12:07

Caratinga é o primeiro município do interior de Minas a sediar o “Festival das Olimpíadas Especiais Brasil”. As competições de atletismo e futebol acontecem neste sábado (25), na Unidade II do Centro Universitário de Caratinga, Unec – que fica no Bairro das Graças. As provas de natação serão disputadas na piscina do América Futebol Clube. A abertura está marcada para as 8h com término estimado para as 14h.

A organização do evento confirma a inscrição de 76 atletas especiais, com idade a partir de 8 anos. São competidores de seis escolas municipais de Caratinga, da escola particular Jairo Grossi, também de Caratinga, e das Apaes de Caratinga, São Sebastião do Anta e Timóteo.

O Lions Clube Caratinga Itaúna traz os jogos para Caratinga em 2018 depois de várias de etapas de preparatórias. Todos os voluntários que irão trabalhar amanhã, por exemplo, foram capacitados em dois encontros nos meses de março e maio. Segundo, Clotilde Maria Junqueira, que atua no planejamento e assessoramento das Olimpíadas, as parcerias firmadas com instituições locais foram essenciais para a realização do evento no município.

Clotilde destaca que as olimpíadas não têm a competição como foco principal.

Este projeto de inclusão de pessoas com limitação intelectual, através do esporte, nasceu em 1960, em Chicago, nos Estados Unidos. Hoje, está presente em 180

países, incluindo o Brasil que, desde 1990, promove os jogos em diferentes estados.

As “Olimpíadas Especiais” foram reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional, COI, em 1988. É o único programa mundial de treinamento e competições esportivas para pessoas portadoras de deficiência intelectual, independentemente do nível de habilidade.