Juiz da 72ª zona eleitoral de Caratinga, Consuelo Neto, esclarece dúvidas sobre o domingo de eleição

Por Rádio Cidade

05/10/2018 às 17:00

Domingo, 7 de outubro, é dia de eleição e o juiz da 72ª zona eleitoral, Consuelo Neto, é quem tira mais dúvidas dos eleitores na edição desta sexta-feira do Jornal da 89.

No dia da votação, o eleitor deve portar um documento oficial com foto:

Fica um alerta. O eleitor que for flagrado postando fotos e fazendo vídeos da urna para registrar o voto, poderá responder por crime eleitoral podendo ser multado e até preso:

Segundo o juiz eleitoral, o crime mais comum no dia da eleição é a “boca de urna”. Ele também alerta sobre os santinhos que são jogados nas ruas, que também passa a configurar crime eleitoral, a partir deste pleito:

 É vedado aos candidatos, partidos, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte aos eleitores no dia da eleição:

Desde a terça-feira, nenhum eleitor pode ser preso. Segundo o TSE, a medida serve para garantir o equilíbrio da disputa e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar um determinado candidato. Segundo juiz Consuelo Neto, a exceção é para o caso da pessoa ser detida em flagrante:

 O mesário é peça importante no processo eleitoral. Ele fica responsável por fiscalizar e orientar os trabalhos relativos às votações nas seções. Os mesários convocados que não comparecem para trabalhar no dia da eleição estão sujeitos a várias penalidades:

 Os partidos que tiverem interesse em acompanhar de perto a eleição, podem indicar um fiscal nas seções de votação:

O juiz Consuelo Neto afirma que o processo eleitoral é confiável e transparente:

No domingo, a Rádio Cidade estará cobrindo as eleições durante todo o dia. Participe de nossa cobertura pelas nossas redes sociais e ouvindo a 89,1 FM no seu rádio ou através do nosso site ou, ainda, pelo aplicativo disponível para smartphones.