Vem aí mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais

Por Rádio Cidade

31/10/2018 às 17:20

A campanha anual de vacinação contra a febre aftosa começa amanhã (1°) em todo estado de Minas Gerais. A ação busca proteger os animais contra a doença. Bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem ser vacinados e, de acordo com o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), a expectativa é que sejam imunizadas 31 mil cabeças em Caratinga e região.

A vacina é adquirida somente nas casas de produtos apaopecuários registradas. O produtor deve comparecer ao IMA para adquirir a declaração da campanha, como explica Márcia Pereira de Andrade, chefe do IMA de Caratinga:

Logo após adquirir a vacina são necessários alguns cuidados:

Márcia ainda destacou que aquele proprietário que não imunizar o animal estará sujeito a multa. Além disso, a campanha deve se encerrar em 2021 caso a doença continue erradicada no país:

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre, seguida do aparecimento de aftas na boca e gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal também apresenta perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite. Ela pode ser transmitida pela água, pelo ar e pelos alimentos.