Operação “La Famiglia” desarticula organização criminosa que atua a mais de 20 anos no leste de Minas

Por Rádio Cidade

20/11/2018 às 15:19

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã de hoje (20) a operação “La Famiglia”, com o objetivo de desarticular a atuação de uma organização criminosa que atua na região leste do estado há pelo menos 20 anos. A operação cumpriu mais de 80 mandados de busca e prisão contra 29 pessoas em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Maranhão e ainda nos Estados Unidos.

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, 18 homicídios na comarca de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, são investigados no âmbito desse trabalho.

A organização criminosa é composta por fazendeiros, empresários, políticos, policiais militares, policiais civis, agentes penitenciários e civis. Eles são suspeitos pela prática de crimes como extorsão, corrupção ativa e passiva, concussão e homicídios por recompensa. De acordo com o Gaeco, vários crimes foram praticados, como corrupção ativa e passiva, extorsão e homicídios por recompensa.

O grupo atuava de forma cautelosa, mediante pagamento ou promessa de recompensa, utilizando emboscadas para dificultar a defesa da vítima e evitar flagrantes. Os criminosos ainda se mobilizavam de forma intensa, monitorando vítimas e escalas das polícias, auxiliando fuga dos executores, coagindo possíveis testemunhas e desviando o foco das investigações.