Grupos de resgate voluntários suspendem atendimento em protesto contra portaria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Por Rádio Cidade

04/01/2019 às 09:33

Grupos de resgate voluntários que atuam em Minas Gerais decidiram paralisar suas atividades a partir de hoje (2) em protesto contra uma portaria que impõe uma série de adequações. Em julho de 2018, a Lei 22.834, com a portaria 33 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, determinou que essas entidades devem se credenciar ao Corpo de Bombeiros, trocar de denominação, de fardamento e se submeter a curso oferecido pelos militares, entre outras exigências. Os voluntários alegam que pediram alterações na portaria e mais prazo para os ajustes, mas o pedido não foi respondido até agora.

Só na região de Caratinga, há três grupamentos atuando. Essas equipes são chamadas frequentemente pelos bombeiros militares para prestarem apoio, pois o Estado não oferece estrutura de equipamentos, veículos e pessoal suficiente para atender a demanda, numa região cortada por rodovias federais importantes – como a 262 e 116 – além de outras que ligam os municípios mineiros. Dos 853 municípios mineiros, apenas cerca de 73 têm unidade do Bombeiros Militar.

Viviane Mota é voluntária do grupamento Anjos de Resgate de Santa Bárbara do Leste. Segundo ela, as chamadas recebidas já estão sendo negadas – tarefa que não é fácil para quem se propõe a socorrer voluntariamente.

De acordo com os bombeiros militares, o objetivo da portaria é organizar, padronizar e regular a atuação das atividades auxiliares na formação profissional, com grade curricular mínima para garantir atuação de boa qualidade destes profissionais. Ainda segundo o bombeiro militar, a normatização fortalece e valoriza os profissionais voluntários que exercem um trabalho sério, além de garantir atendimento seguro à população.

Procuramos o comandante do Bombeiro Militar de Caratinga, Tenente Cruz, para sabermos se as entidades da região já estão sujeitas a multa e interdição, caso continuem atendendo chamados a partir de agora. Fomos informados de que ele está viajando e deverá retornar a Caratinga na tarde desta quinta-feira.