Governo do Estado prepara edital para obras emergenciais no aeroporto de Ipatinga

Por Rádio Cidade

20/02/2019 às 17:47

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais deverá publicar até o próximo dia 22 um processo licitatório, em forma de carta convite, para reforma emergencial da pista do Aeroporto do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, mais conhecido como “aeroporto de Ipatinga”. Após a publicação, as empresas interessadas na terão quinze dias para se manifestar.

Há alguns dias, a companhia aérea Azul suspendeu pousos e decolagens no aeroporto devido às condições da pista. Foram detectados 14 pontos de ondulação no pavimento. Na última terça-feira todas as atividades foram paralisadas depois de uma vistoria técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão ainda pode pedir interdição total, inviabilizando, inclusive, os voos regionais pelo programa Voe Minas, que liga a região ao aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

A licitação que será aberta ainda neste mês tem caráter emergencial. O custo dos reparos está estimado em R$ 400 mil e todo o serviço pode ser concluído em quinze dias. Mas a obra paliativa não deverá resistir muito mais que um ano. A reestruturação definitiva do aeroporto do Vale do Aço demanda muito mais dinheiro. Há um projeto pronto com previsão de investimentos de R$ 12 milhões sem data para ser iniciado.