Hospital Aminas, de Bom Jesus do Galho, suspende atendimento do SUS a partir de amanhã

Por Rádio Cidade

28/02/2019 às 16:18

O Hospital Aminas, de Bom Jesus do Galho, não receberá pacientes do SUS a partir de amanhã, 1º de março. O pedido de descredenciamento foi feito em novembro e decorrido o prazo legal de quatro meses, a partir da notificação, a unidade hospitalar encerra o atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

A decisão da diretoria da Aminas foi uma consequência do atraso no repasse de verbas do Governo do Estado e de prefeituras. Sem qualquer previsão do governo Romeu Zema de pagar os atrasados e regularizar repasses futuros, optou-se pelo descredenciamento antes que a situação ficasse insustentável, comprometendo o patrimônio.

Para se ter uma ideia do impacto da medida, o Hospital Aminas de Bom Jesus tinha 50 leitos do SUS credenciados. O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, tem, a título de comparação, 119. Segundo a Aminas, o hospital fazia, em média, 1.200 atendimentos ao mês e em seis anos de serviços prestados ao SUS realizou cerca de 14 mil cirurgias.

A partir de agora, o hospital de Bom Jesus do Galho irá atender somente particular, nem mesmo convênios serão aceitos. Com a queda da demanda também haverá impacto no mercado de trabalho com demissões já programadas de dezenas de funcionários e médicos.

Caso o cenário mude, com compromisso do Governo de Minas e das prefeituras de restabelecer os repasses, com cumprimento das datas, o Hospital Aminas pode se credenciar ao SUS novamente. Mas, por enquanto, não há qualquer sinalização nesse sentido.