Dia da Mulher celebra garantia de direitos e combate à violência

Por Rádio Cidade

08/03/2019 às 15:54

Direito ao voto, igualdade de gênero e combate à violência são algumas das conquistas das mulheres nos últimos cem anos no Brasil. No Dia Internacional da Mulher, a luta pela garantia destes direitos merece atenção especial.

O Jornal da 89 traz neste dia uma entrevista com a juíza Regiane Oliveira. Ela é auxiliar da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará e lembra que os direitos assegurados pela Constituição Federal de 1988 são resultado da luta das mulheres.

Outra lei importante é a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra violência física, psicológica, patrimonial ou moral. Segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, só no ano passado, a cada minuto, nove mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão no país. A juíza Regiane Oliveira destaca que, apesar dos avanços, a violência ainda precisa ser combatida.

A lei do feminicídio e a lei da importunação sexual também são importantes para a proteção da mulher e punição dos agressores. A partir do dia 11 de março os tribunais de justiça do Brasil vão promover a Semana pela Paz em Casa. O projeto foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça e mobiliza o país para o combate à violência doméstica e familiar.

Para denunciar casos de agressão ligue para o telefone 180. Sua denúncia pode salvar uma vida.