Provedor do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, padre Moacir, acredita que unidade hospitalar poderá reabrir em breve

Por Rádio Cidade

10/04/2019 às 16:56

A reunião promovida na manhã desta quarta-feira (10) entre a provedoria do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga, representantes da Superintendência Regional de Saúde, com participação do prefeito Wellington Moreira e do procurador geral do município Ranulfo Moreira, parece ter apontado algumas alternativas que poderão viabilizar a reabertura do hospital. O provedor Pe. Moacir Ramos se mostrou mais otimista depois do encontro de hoje.

Segundo ele, o hospital continua sem pacientes e apenas uma equipe interna trabalha na manutenção do prédio principal e da maternidade.

A divida do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é estimada em R$ 30 milhões e, quando ele fechou as portas no dia 15 de março, o déficit mensal era de R$ 700 mil. Apesar da dimensão do problema financeiro, Pe. Moacir acredita na importância do engajamento da comunidade em campanhas beneficentes.

Na semana passada o provedor esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, acompanhado de vereadores de Caratinga, para buscar soluções junto ao Governo do Estado. Na ocasião, as autoridades de saúde do Governo de Minas recomendaram um novo modelo administrativo para aumentar a eficiência operacional do hospital. Para prosseguirem com as próximas ações, a Secretaria de Estado da Saúde solicitou uma proposta de trabalho com um novo formato de funcionamento, além de uma reforma estrutural. Somente depois disso o Estado deverá se manifestar sobre envio de recursos.