Corte de 70% das turmas de educação integral em Minas deixa crianças carentes com fome e expostas aos riscos das ruas

Por Rádio Cidade

17/04/2019 às 17:07

No último dia 12 a Rádio Cidade deu destaque ao corte promovido pelo Governo de Minas nas turmas de educação integral do ensino fundamental em todo o Estado. Cerca de 81 mil alunos que se beneficiavam deste modelo que amplia o tempo de permanência na escola, ofertando uma série de disciplinas extracurriculares, retornam para o modelo tradicional de meio período. Somente na região da 6ª Superintendência Regional de Ensino, sediada em Caratinga e composta por outras 23 cidades, o número de turmas da educação integral cairá de 29 para apenas 12. Milhares de famílias e profissionais da educação que aguardavam o início das aulas no próximo mês de maio, com jornada ampliada de 7h às 17h, estão frustradas.

Uma das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) prevê oferta de educação integral em ao menos 50% das escolas públicas até 2024. Minas já havia atingido o percentual de 45% e, agora, regride para 13,8%. Não bastasse a queda na qualidade do ensino, na contramão do PNE, o corte da educação integral também coloca em risco a segurança alimentar. Muitas famílias de comunidades pobres e vulneráveis contam com a escola para alimentar seus filhos. Nos dia de aula eles se alimentam regularmente com arroz, feijão, legumes e carne. No café há até frutas. Com o fim da jornada ampliada, ao voltarem para casa após meio período escolar, várias crianças não terão acesso a alimentação adequada. O Bolsa Família não é suficiente para custear todas as necessidades básicas.

Outro reflexo negativo é a segurança das crianças. Com pais trabalhando fora ou sem atividades esportivas e educacionais que preencham seu tempo quando não estão na escola, o lugar mais comum e convidativo é a rua. Ao invés de estarem em um ambiente seguro e de aprendizado, estes meninos e meninas estarão expostos, a partir de maio, a todo tipo de risco que a rua oferece.

Nesta quarta-feira (17) a diretora da 6ª Superintendência Regional de Ensino, Landislene Gomes, e a diretora Pedagógica Simone Camila Corrêa de Paula falaram sobre o impacto da medida na região.

Landislene Gomes e Simone Camila

 

A educação integral está confirmada, em Caratinga, para cinco turmas da Escola Estadual Professora Maria Fontes, no distrito de Santa Luzia, e para duas turmas da Escola Estadual Manoel Cordeiro Lúcio, no distrito de Cordeiro de Minas. Como informado na entrevista que você acabou de ouvir, não haverá mais educação integral para turmas do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Carloto, que funciona no bairro Esplanada.

Outras dez escolas nos demais municípios da 6ª SRE permanecerão no programa. Elas estão localizadas nas cidades de Alvarenga, Entre Folhas, Iapu, Inhapim, Ipaba, São João do Oriente, Santa Rita de Minas, Tarumirim e Taparuba.

Segundo o Governo do Estado, estas escolas se enquadraram nos níveis I, II ou III do Indicador de Nível Socieconômico, apontando grau relevante de vulnerabilidade social.