Piloto de paraglider é resgatado após perder o controle do equipamento e ficar preso cerca de 10 horas entre galhos de árvore na Pedra Itaúna, em Caratinga

Por Rádio Cidade

02/05/2019 às 10:52

Um resgate dramático atraiu a atenção de milhares de pessoas na tarde e noite dessa quarta-feira (1º). O piloto de paraglider Igor Rocinski, de 17 anos, perdeu o controle do equipamento logo depois de decolar da Pedra Itaúna, em Caratinga, e acabou preso a arbustos em um paredão, a 237 metros do solo.

A tensão foi grande desde as primeiras horas do acidente, ocorrido por volta das 15h30, até o completo resgate, à meia-noite e dez desta quinta. Igor estava em um local de difícil acesso e era preciso traçar estratégias que possibilitassem um resgate seguro para a vítima e socorristas. O trabalho foi liderado por uma equipe de bombeiros militares de Manhuaçu e contou com o apoio dos bombeiros de Caratinga e voluntários – incluindo amigos, colegas da prática de voo livre e familiares. DJs que trabalham em Caratinga com iluminação de festas também ajudaram apontando canhões de luz para onde estava Igor. Sem esta iluminação seria impossível o resgate à noite. Francis Moreira foi um dos voluntários que, a centenas de metros de distância da Itaúna, da porta de sua casa, apontou um canhão de 7 mil watts para o ponto exato onde estava o piloto.

Marcone Sales após tomar conhecimento da situação também se voluntariou a ceder seu equipamento de luz para aumentar a potência da iluminação.

Os bombeiros falaram com a imprensa logo depois que a operação foi concluída. O bombeiro militar de Manhuaçu, Tenente Cruz, falou da complexidade da operação.

Igor Rocinski foi resgatado apenas com dores no corpo por ter sido içado por cordas por cerca de cem metros.

Priscila Rocinski, mãe do piloto Igor, que mora em Caratinga, agradeceu a todos envolvidos na missão de resgate do seu filho.

A Pedra Itaúna se ergue a 500 metros acima da cidade é um cartão postal de Caratinga. Várias antenas de transmissão de radiodifusão estão instaladas no cume e sua posição estratégica é muito valorizada pelos praticantes de voo livre, com duas áreas de pouso e rampa de decolagem natural.