Menos da metade do público alvo se vacinou contra gripe neste ano. Dia “D” da campanha é amanhã!

Por Rádio Cidade

03/05/2019 às 15:51

A campanha de vacinação contra a gripe terá seu Dia D amanhã, dia 4. Todos os postos de saúde abrem excepcionalmente no Brasil inteiro para imunizar todos os grupos prioritários. Em Caratinga, temos 24 postos na sede e zona rural, além da Unidade V de Saúde, na Praça da Estação. O atendimento começa às 8h e termina às 17h. O cidadão deve apresentar cartão de vacina e cartão do SUS.

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente na rede pública para pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas, mulheres que tiveram parto a menos de 45 dias, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, membros das forças de segurança, trabalhadores da saúde e professores.

Se você não está incluído neste grupo e gostaria de se vacinar, uma opção é são as clínicas particulares que vendem a vacina. A vacina do SUS é trivalente. Protege contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza tipo B Victoria. Já na rede privada encontramos a tetravalente que, além de proteger contra os vírus da vacina do SUS, também imuniza contra o tipo B Yamagata.

Tomar a injeção todos os anos é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Para ser ter ideia, a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos segundo a Organização Mundial de Saúde.

A vacinação começou no dia 10 de abril e, de acordo com a Secretaria de Saúde de Caratinga, apenas 31% do público alvo foi vacinado até agora. A meta é atingir 90% de cobertura até 31 de maio, quando termina a campanha.

A coordenadora da atenção básica de saúde, Simone Soares, disse que a comunidade também precisa colaborar, já que em 2018 a meta não foi alcançada em Caratinga:

Cerca de 20 mil pessoas devem ser vacinadas no município.