Eleitores de Imbé de Minas e Pingo D’água são convocados para revisão eleitoral e cadastro biométrico

Por Rádio Cidade

08/05/2019 às 17:14

Mais de 27 municípios mineiros começaram o recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos. Entre eles, estão Imbé de Minas e Pingo D’Água. Essas duas cidades passam, ainda, pelo processo de revisão eleitoral.

O Cartório Eleitoral de Caratinga realiza dois procedimentos diferentes em Pingo D’Água e Imbé de Minas. Por isso os eleitores desses municípios devem ficar atentos, pois os dois são obrigatórios. O comparecimento à revisão eleitoral é para todos os eleitores registrados em Imbé e Pingo D’Água que ainda não fizeram o cadastro biométrico. Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente.

O chefe de cartório da 71ª Zona Eleitoral, Fabrício Rezende, cita como exemplo o que ocorreu em Imbé de Minas. Segundo ele, foram registradas inscrições e transferências acima de 85% do eleitorado, quando o aceitável é até 65%. Foi feito um apanhado para verificar se as pessoas moravam realmente nos locais declarados. Um teste por amostragem de 1% do eleitorado constatou que mais de 15% dos eleitores estava irregular.

O cadastramento biométrico está sendo feito no cartório eleitoral, que funciona em novo endereço, na avenida Presidente Tancredo Neves, 135, ao lado da Igreja Universal, nas imediações do Menino Maluquinho. O atendimento é de 12h às 18h e o último prazo para coleta da biometria e revisão eleitoral é 17 de dezembro deste ano. Também é possível agendar o atendimento pela Internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral, ou por telefone, ligando para o número 148. Para o cadastramento é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência originais.

Os eleitores de Caratinga também terão que fazer a biometria. O atendimento será iniciado em breve, inclusive com a abertura de um posto de atendimento na Casa Ziraldo de Cultura, na avenida Benedito Valadares.