Instituto de Vitória/ES assume gestão do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Ainda não há data para reabertura

Por Rádio Cidade

09/05/2019 às 16:45

O Instituto Solidário, de Vitória/ES, assume a gestão do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), de Caratinga. O instituto é uma Organização Social, sem fins lucrativos, criada há 16 anos. Atualmente, gerencia hospitais nas cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Itapemirim e Vitória, todas no Espírito Santo. Agora, em Caratinga, pretende por em prática um modelo de gerenciamento que viabilize a prestação de serviço às treze cidades da microrregião.

A tarde desta quinta-feira (9) foi de reuniões no Nossa Senhora Auxiliadora. Representantes de nove dos treze municípios da microrregião conversaram por horas com a atual diretoria, com os novos gestores e o Ministério Público. De acordo com o provedor do hospital, padre Moacir Ramos, a solução para a reabertura da unidade de saúde passa pelo compromisso de que haverá dinheiro para o custeio dos serviços:

Padre Moacir

Há várias questões a serem definidas nesse processo, passando por dívidas trabalhistas e de fornecedores, dívida do Governo do Estado, possibilidade de novos repasses, até que tipo de serviços serão prestados no hospital com base nos recursos disponíveis. Padre Moacir Ramos falou sobre a parceria com o Instituto Solidário:

Membros do Instituto Solidário irão gerir o hospital com o suporte da atual diretoria. A coordenação da equipe será de Maria do Rosário Shequer Soares, consultora na área de saúde e coordenadora de projetos em saúde. Segundo ela, a capacitação dos funcionários visando a reabertura do hospital já começou:

 

Maria do Rosário

Maria do Rosário informou que está sendo feita a projeção de receitas para saber quais serviços poderão ser oferecidos pelo hospital:

A diretora do Instituto Solidário falou um pouco da experiência do Instituto Solidário na gestão hospitalar:

O papel da Superintendência Regional de Saúde é fundamental neste processo, já que é o órgão do Governo do Estado mais próximo dos municípios, com autonomia para encaminhar soluções. O superintendente Ernany Duque voltou a Caratinga nesta quinta-feira e também destacou a soma de esforços. Ele disse que o Estado vai contribuir financeiramente.

Ernany Duque

A secretária de Saúde de Caratinga, Jaqueline Santos, falou da união dos municípios em busca de soluções para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, numa declaração bem otimista.

Enquanto o hospital de Caratinga está fechado, a UPA é a porta de entrada para urgência e emergência e o Hospital CASU, do UNEC, é a referência para internações e cirurgias pelo SUS. Casos mais complexos, ou quando não há vaga no CASU, são encaminhados para outras cidades. É indiscutível o impacto do fechamento do Nossa Senhora Auxiliadora para o atendimento dos pacientes do SUS de toda a microrregião. O prefeito de Vermelho Novo, Geraldo José do Carmo, expôs os reflexos desta situação na rotina dos municípios:

Ainda não é possível definir uma data para a reabertura da unidade hospitalar.