IMA de Caratinga alerta para baixo índice de vacinação do gado contra a aftosa na região

Por Rádio Cidade

20/05/2019 às 15:30

Maio é o mês de vacinação do gado contra a febre aftosa. Em Minas, a expectativa é que cerca de 22 milhões de animais recebam a dose e na região de Caratinga cerca de 90 mil sejam imunizados.

A multa pra quem perder o prazo que vai até dia 31 de maio é de quase noventa reais por cabeça. Também é preciso comprovar no IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) que a vacinação foi feita.

Segundo a chefe do escritório do IMA de Caratinga, Márcia Pereira Andrade, a vacinação do rebanho contra a aftosa em nossa região está em 33%, índice abaixo do esperado:

                                                              Márcia Andrade

Santa Rita de Minas e Santa Bárbara do Leste são as cidades que apresentam menor índice de animais vacinados:

Ainda de acordo com a chefe do IMA de Caratinga, a meta da campanha de vacinação contra a aftosa é de 95%:

A dose, que até o ano passado era de 5 mililitros para cada animal, passou agora para 2 mililitros. A venda da dose maior está, inclusive, proibida. De acordo com o IMA, essa já era uma reivindicação dos produtores rurais, para diminuir as reações do gado à vacina e também para ocupar menos espaço, facilitar o transporte e reduzir o custo de armazenagem:

O IMA de Caratinga fica na Praça Jones de Oliveira, ao lado do Poliesportivo do Bairro Limoeiro. O telefone do órgão é o 3321-2987.

Mais informações também estão disponíveis no site www.ima.mg.gov.br