População faz fila nas unidades de saúde de Caratinga para se vacinar contra gripe nesta segunda

Por Rádio Cidade

03/06/2019 às 16:34

Foi encerrada em todo o Brasil a campanha de vacinação contra influenza. A partir de hoje (3), conforme divulgado, pessoas que não fazem parte do público-alvo da campanha podem procurar as unidade de saúde para se vacinar. A vacina está liberada para qualquer pessoa até o fim do estoque.

Nesse sábado e domingo teve mutirão de vacinação na sede Caratinga para que o município atinja a meta de 90% do grupo prioritário imunizado. O reforço da campanha também foi motivado pela confirmação do primeiro caso de gripe H1N1, contraída por um morador da zona urbana. De acordo com a enfermeira da Unidade V, da Praça da Estação, Fabiane Novaes, a procura foi boa no final de semana.

A enfermeira chefe do PSF do bairro Limoeiro, Elisânea Teixeira, disse que o plantão contribuiu para que Caratinga chegue mais perto da meta de vacinação contra a influenza.

A vacina contra a gripe não estará disponível para toda a população de Caratinga, porque o Ministério da Saúde envia dose apenas para o grupo prioritário. Como algumas pessoas que têm direito a ela decidem não se vacinar, apesar da recomendação das autoridades de saúde, sobram vacinas nos postos. São essas doses restantes que estão sendo aplicadas a partir de hoje. Até o momento, não há previsão de envio de mais vacinas para o município. Em várias unidades de saúde, o estoque já se esgotou.

Até a manhã desta segunda-feira a secretaria de Saúde de Caratinga contabilizou 89,64% do público-alvo vacinado. Foram vacinadas, segundo o balanço preliminar, 22.370 pessoas – cerca de duas mil a menos do que o esperado.