Caratinga investiga cinco casos suspeitos de gripe H1N1. Um paciente confirmado e dois óbitos

Por Rádio Cidade

05/06/2019 às 14:51

A Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga divulgou informações a respeito dos casos suspeitos de H1N1, também chamada de “gripe suína”, no município. Os dados são de maio e dos primeiros dias de junho deste ano. De acordo com o órgão, cinco pessoas apresentaram sintomas que podem ser compatíveis com a gripe H1N1. Até o momento, apenas um caso foi confirmado através de exame laboratorial. O paciente de 36 anos, morador da zona urbana, respondeu bem à medicação e está sendo monitorado pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Dos demais casos suspeitos, dois são investigados e aguardam exames específicos para diagnóstico de H1N1. Outros dois evoluíram para óbito e o material coletado desses pacientes está sendo analisado. Um deles, inclusive, apresentou quadro compatível de febre hemorrágica.

A vacinação contra gripe para grupos prioritários encerrada no último domingo (2) protege contra o vírus H1N1. O organismo está imune a estes e outros subtipos do influenza quatorze dias depois que a dose é aplicada e sua eficácia permanece por mais um ano.

 

Quem não pertence ao público-alvo da campanha teve a oportunidade de se vacinar nessa segunda-feira, aproveitando as doses que sobraram da campanha. A Secretaria de Saúde de Caratinga solicitou mais vacinas, mas ainda não há confirmação do pedido. Neste momento, a alternativa para aqueles que querem se vacinar contra a gripe são as clínicas particulares que vendem a vacina.

H1N1

A gripe H1N1 é um subtipo do influenza vírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente).

O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. Mas pode evoluir para complicações que podem levar à morte.

Proteja-se

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, recomenda-se: lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

Procure assistência médica se o doente apresentar sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1. Sendo uma gripe comum, basta permanecer em repouso e tomar bastante líquido para garantir boa hidratação.