Campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva começa mais cedo em Caratinga e já percorre os distritos

Por Rádio Cidade

12/06/2019 às 16:46

 

Começou a campanha de vacinação antirrábica em Caratinga com meta de vacinar 15.200 animais, sendo cerca de 7 mil cães e pouco mais de mil gatos na área rural e 5.500 cães e mil gatos na área urbana.

O primeiro distrito a receber a campanha foi São Cândido, onde foi alcançado número maior de animais vacinados em comparação ao ano passado. Nessa segunda-feira (10) a campanha seguiu o cronograma no distrito de Cordeiro de Minas, onde os agentes de saúde permanecerão até o próximo sábado (15).

Todos os distritos de Caratinga serão percorridos até 9 de agosto. As equipes da vigilância sanitária estão visitando as residências, segundo o coordenador de vigilância epidemiológica José Carlos Damasceno.

No dia 10, a vacinação antirrábica chega à sede do município para vacinar aproximadamente 6.500 cães e gatos.  

Animais que estão abandonados nas ruas também serão imunizados.

A raiva é um vírus quase erradicado atualmente, porém, muito temido. Isso porque a taxa de mortalidade da doença é de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, que contaminam cachorros e gatos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.

Nos humanos o contágio ocorre principalmente através da mordida de um animal infectado, como explica a médica veterinária, Lurdes Aparecida da Silva.

Após uma mordida, a recomendação é que a pessoa procure atendimento médico imediatamente.

A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenção segura da raiva, e deve ser administrada nos cães e gatos. A lista com a relação das datas da vacinação nos distritos está disponível no site da Rádio Cidade.