Hospital Nossa Senhora Auxiliadora reabre para internações no próximo dia 22

Por Rádio Cidade

08/07/2019 às 18:09

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga, retoma parte de seus serviços no dia 22 de julho. Após várias reuniões com representantes dos municípios da microrregião e do Governo do Estado, a atual diretoria anunciou a reabertura, inicialmente, com internações. A superintendente do Instituto Solidário (contratado para auxiliar na gestão do hospital), Maria do Rosário Chequer Soares, explicou qual é o planejamento.

A notícia da reabertura do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora foi dada na tarde desta segunda-feira (8) após mais uma reunião com prefeitos e secretários da microrregião. Todos eles, com exceção de Bom Jesus do Galho e Inhapim, já assinaram o termo de cooperação para assistência de seus munícipes.

O hospital esperava a confirmação de um aporte financeiro do Governo do Estado para viabilizar a recuperação. O pedido foi negado e, exatamente por este motivo, a retomada será gradativa. Enquanto isso, a participação dos municípios com repasses é fundamental, conforme destacou a secretária de Saúde Jaqueline Marli dos Santos.

Jaqueline Marli afirmou que o Estado recebeu todas as informações solicitadas para garantir o repasse de recursos que viabilizem o funcionamento do hospital.

O prefeito de Caratinga, pólo da microrregião, Wellington Moreira, lembrou que a reabertura do hospital vai normalizar o fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento, UPA.

Enquanto isso, a diretora do hospital e superintendente do Instituto Solidário, Maria do Rosário, também trabalha na negociação de débitos que geram demandas judiciais. Ela disse que precisa de um prazo de cerca de oito meses para programar esses pagamentos, especialmente, de médicos e fornecedores e que, por isso, pede um voto de confiança até mesmo do Ministério Público e do poder judiciário.