Técnicos da Aneel reúnem representantes de Pequenas Centrais Hidrelétricas de Caratinga para implantação de Plano de Ação Emergencial

Por Rádio Cidade

11/07/2019 às 16:33

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) reuniu na manhã de hoje (11) representantes de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) da região de Caratinga, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Meio Ambiente. No encontro, que aconteceu no Vind’s Plaza Hotel, foi exposta a situação de cada PCH e discutido o Plano de Ação Emergencial nos municípios, como explicou o engenheiro eletricista da ANEEL, Gustavo Matias:

O encontro foi motivado pela circulação de uma informação falsa sobre o risco de rompimento da barragem PCH Areia Branca, situada no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, em Caratinga. Como noticiado pela Rádio Cidade na semana passada, dois vídeos foram compartilhados em redes sociais sobre um suposto vazamento. Após visita técnica e, de acordo com laudos emitidos, verificou-se que a denúncia não procedia.

O gestor técnico da Hidrelétrica Areia Branca, Ricardo Magalhães, afirma que a barragem se encontra no estágio normal, apesar das imagens divulgadas mostrarem água vasando em determinados pontos.

 

Para garantir a segurança dos moradores da região, foi aplicado o Plano de Segurança da Barragem.

Sargento Abreu, da 12° Região da Polícia Militar com sede em Ipatinga, participou da reunião para se inteirar das informações a respeito da suposta denúncia de risco de rompimento da barragem de Santo Antônio do Manhuaçu.

O policial militar de Meio Ambiente Sargento Carlyli disse que atua diretamente na fiscalização da hidrelétrica e, até o momento, não foi detectado qualquer problema que ofereça risco de segurança.

A PCH Várzea Alegre, localizada em Chalé, e a PCH Cachoeirão, em Pocrane, já foram visitadas pela Aneel. Outras barragens na região também receberão os técnicos que irão verificar o estágio de implantação dos planos de ação emergencial.