Prefeitura de Piedade abre sindicância e move ação na Justiça para apurar denúncia de fraude em diárias de viagens. Secretário de Transporte exonerado disse que é inocente

Por Rádio Cidade

19/07/2019 às 18:15

O ambiente político em Piedade de Caratinga está conturbado, desde que o secretário de Transportes do município foi exonerado por suposto crime de improbidade administrativa. José de Souza Nogueira, o “Zezinho”, está sendo investigado por uma denúncia de recebimento de diárias fictícias e fraudadas nos anos de 2017 e 2018.

A denúncia foi apresentada na prefeitura, no último dia 10, pelo motorista de uma das linhas de transporte. Ele disse que o secretário Zezinho pagava viagens que não tinham acontecido ou acrescentava quilometragem a percursos realizados para aumentar o valor do ressarcimento. Depois,de acordo com o denunciante, o secretário exigia que os motoristas devolvessem os valores a ele.

A assessoria jurídica da Prefeitura de Piedade orientou a abertura de uma sindicância administrativa para apurar os fatos. De acordo com o advogado Mauro Bomfim, o prefeito Edinilson Lopes adotou todas as medidas que lhe competem enquanto chefe do executivo.

Três servidores compõem a comissão de sindicância que tem trinta dias para apresentar o relatório, podendo pedir prorrogação por igual período. Mauro Bomfim explicou que a sindicância e a ação judicial irão buscar provas que confirmem ou neguem a denúncia contra o ex-secretário de transportes. O que há neste momento são elementos indiciários.

A Rádio Cidade entrou em contato com o ex-secretário de Piedade, Zezinho. Ele nega as acusações e disse que confia na apuração da Câmara de Vereadores e da Justiça.

Logo após a demissão de Zezinho começaram a circular áudios em grupos de WhatsApp atribuídos ao prefeito Edinilson Lopes. Nestes áudios o prefeito estaria negando ambulância e veículos para alguns munícipes que seriam adversários políticos.

Considerando toda a repercussão em torno dos fatos recentes, o prefeito de Piedade, Edinilson Lopes, se manifestou por meio de nota, a pedido da Rádio Cidade. Segundo o prefeito, os áudios que circulam nas redes sociais estão fora de contexto. Ele explica que o município passa por um processo de adequação de despesas em todas as secretarias e afirma que todas as viagens arcadas pela prefeitura continuam na sua total normalidade, como sempre estiveram, sendo priorizados pacientes oncológicos, procedimentos fora do município e atendimento de pacientes mais graves. O transporte escolar também funciona sem interrupção, conforme o prefeito. Edinilson Lopes destaca, ainda, que o cidadão pietatiano pode ficar tranquilo, pois as secretarias de Transporte, Saúde, Educação e demais trabalham normalmente.

Sobre o episódio envolvendo o ex-secretário de Transportes, o prefeito de Piedade lamenta a situação e afirma que em nenhum momento acusou ninguém. Mas é sua responsabilidade apurar os fatos, a partir da denúncia formalizada.

Os áudios do prefeito de Piedade nas redes sociais acirraram ainda mais os ânimos na cidade e uma denúncia a respeito foi formalizada nesta sexta-feira na Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Warlisson Nogueira, disse que irá cumprir seu papel dentro do que a lei determina. Ele também usou o WhatsApp para divulgar um vídeo a respeito.

A Câmara Municipal de Piedade de Caratinga volta do recesso no dia 6 de agosto.

O ex-secretário de Transportes, Zezinho, disse que estará em Iúna, no Espírito Santo, onde reside com a esposa. Mas que continuará à disposição para responder pelas acusações sempre que for chamado.