Morte confirmada por febre maculosa em Ipatinga deve preocupar população de Caratinga? Tire suas dúvidas na entrevista com o enfermeiro investigador Paulo Henrique

Por Rádio Cidade

05/08/2019 às 11:11

A febre maculosa assombrou Caratinga no início dos anos 1990. Em 1992, a Vigilância Epidemiológica notificou 116 casos suspeitos e 15 pessoas morreram por causa da doença. A população e as autoridades de saúde ficaram em estado de alerta. De 1993 a 2002, segundo dados da epidemiologia, outros 193 casos suspeitos foram notificados, a maior parte sempre ocorrendo no segundo semestre de cada ano.

A região metropolitana de Belo Horizonte vive um surto da febre maculosa, mas cerca de 400km separam a capital de Caratinga. Na semana passada, no entanto, um óbito confirmado pela febre em Ipatinga trouxe a memória dos momentos de apreensão vividos há 27 anos.

A Rádio Cidade procurou a Vigilância Sanitária de Caratinga nesta segunda-feira (5) para saber se há risco de novos casos no município. O enfermeiro investigador Paulo Henrique recebeu nossa reportagem para esclarecer as principais dúvidas.