Mês de agosto é dedicado ao combate à violência contra mulher

Por Rádio Cidade

07/08/2019 às 17:46

Toda vez que uma mulher é agredida, a sociedade é agredida também. Essa é uma consciência em construção no mundo e mobiliza homens e mulheres há gerações, fazendo avançar leis, ações, polícias e serviços especializados para o fim deste tipo de violência.

Nesta quarta-feira (07),a Lei Maria da Penha completa 13 anos, sendo um amparo para salvar inúmeras mulheres que sofrem de violência doméstica e familiar. Porém, quando o caso não é denunciado à polícia, muitas delas acabam covardemente assassinadas.

O “Agosto Lilás” foi criado para ampliar as discussões sobre este tema justamente no mês em que a Lei Maria da Penha foi homologada. O intuito é sensibilizar a sociedade e combater todo tipo de violência contra a mulher, que pode acontecer em qualquer lugar e camada social.

Um levantamento de 2018 aponta que Caratinga ocupa o 5º lugar no ranking de violência doméstica no estado. Nayara Travassos, que está à frente da Delegacia da Mulher, em Caratinga, ressaltou que ainda há muito que ser melhorado em relação à preservação dos direitos da mulher.

Casos de violência contra a mulher devem ser denunciados na central de atendimento a mulher no telefone 180.