Procura por cadastro biométrico de eleitores ainda é baixa na comarca de Caratinga. Prazo final para algumas cidades da região termina em outubro

Por Rádio Cidade

09/08/2019 às 17:15

O prazo para o cadastramento biométrico em alguns municípios da região está acabando. Muitos eleitores ainda não procuraram o cartório eleitoral para regularizar a situação e o prazo está acabando para os eleitores de Entre Folhas, Pingo D’Água e Santa Rita de Minas, que devem se cadastrar até outubro. O prazo final para quem tem título de eleitor em Caratinga é 21 de fevereiro.

Em balanço feito pelo cartório eleitoral, Pingo D’água é o município com menor número de cadastros. Apenas 749 eleitores atendidos, equivalente a pouco mais de 18% da população. Imbé de Minas e Vargem Alegre também estão entre os que menos fizeram cadastros.

O chefe de cartório Arilson Oliveira de Carvalho alertou aos moradores destes municípios sobre o prazo. Ele acredita que a dificuldade de deslocamento é um dos motivos do baixo comparecimento de alguns eleitores.

Para atender melhor aos eleitores, o TRE decidiu aumentar o número de profissionais nos postos de cadastro. Em Caratinga, há oito funcionários no cartório eleitoral e oito na Casa Ziraldo, onde foi montada uma central de atendimento.

O agendamento é rápido. Caso o eleitor não consiga se deslocar até os postos, é possível fazer pelo telefone. Em seguida, é só aguardar a data marcada. Gestantes, portadores de alguma deficiência e idosos acima de 70 anos não precisam agendar previamente.

De acordo com Arilson, o atendimento para atualizar os dados leva cerca de doze minutos.

Quem não fizer o cadastro dentro do prazo estipulado, corre o risco de ter o título cancelado.

O cartório eleitoral fica na Avenida Tancredo Neves, número 135. O atendimento é de 12h às 18h. A central de atendimento fica na Avenida Benedito Valadares, número 15, aberta também de 12h às 18h.