Rádio Cidade destaca o trabalho de voluntários em Caratinga no Dia Nacional do Voluntariado

Por Rádio Cidade

28/08/2019 às 17:48

No Brasil, o dia 28 de agosto foi instituído como Dia Nacional do Voluntariado. A data é celebrada por milhares de pessoas que doam parte do seu tempo a um trabalho sem fins lucrativos. Estas pessoas praticam ações de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa e sendo solidário.

Muitas organizações sobrevivem graças ao voluntariado. Há vários exemplos em Caratinga, como o Núcleo do Câncer, Cantina Áurea, Moviso, Apae, asilos, igrejas, entre outras instituições que têm boa parte ou a totalidade do quadro de funcionários trabalhando voluntariamente. Há ainda pessoas que se mobilizam por conta própria, individualmente ou em pequenos grupos, para desenvolver ações que amparam idosos, crianças, pessoas de comunidades carentes, moradores de rua, em prol do meio ambiente e de animais abandonados.  Fato é que, independente da causa, o voluntário, sem dúvida, torna o mundo menos injusto e mais humano.

Algumas pessoas que praticam o voluntariado passam pelos microfones e redes sociais da Rádio Cidade defendendo suas causas. A presidente da Associação Mães de Mãos Dadas, Michele Souté, já esteve em nosso noticiário mais de uma vez para falar da luta das mães que têm filhos portadores de necessidades especiais.

Michele com as amigas voluntárias da associação

Recentemente, o policial militar Rony Marcos falou do projeto que criou na sua cidade natal, Santa Rita de Minas, para formar cidadãos através do esporte. Dezenas de meninos entre 9 e 17 anos participam das aulas três vezes por semana graças à dedicação de Rony e de outros parceiros sem qualquer fim lucrativo.

Policial Rony Marcos

O Núcleo, uma das instituições mais respeitadas de Caratinga, só consegue ajudar pacientes de câncer e seus familiares por causa do trabalho voluntário. Manter todos os serviços é sempre um desafio, mas a equipe do Núcleo nunca descansa. A voluntária do setor de comunicação Marlise Silveira disse que espera sensibilizar mais pessoas para que se envolvam no trabalho voluntário através das redes sociais.

Voluntária Marlise Siqueira

Há mais de 60 anos a Cantina Áurea é modelo de solidariedade. Milhares de pessoas foram e são alimentadas pela entidade que as acolhe na avenida Moacyr de Mattos. A presidente do Grupo Espírita Dias da Cruz, Cinthya Calili, resume o trabalho filantrópico desenvolvimento pela Cantina e agradece a colaboração da população de Caratinga.

Cantina Áurea

 

Nas mais variadas áreas, o voluntário doa sua energia e criatividade. Em troca, ganha contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras realidades, de aprender coisas novas e de ter a satisfação de ser útil.