Caratinga confirma 22 casos de Leishmaniose neste ano. Doença infecta cães e humanos

Por Rádio Cidade

04/09/2019 às 16:06

Já ouviu falar em Leishmaniose? A doença pode infectar animais e humanos, é parasitária crônica e transmitida pela picada do mosquito palha. Embora os cães não transmitam a doença diretamente, são hospedeiros do protozoário Leishmania. Se não tratada, pode levar à morte.

Esta semana uma ouvinte do Córrego das Quatro Encruzilhas, em Caratinga, entrou em contato com a Rádio Cidade explicando que próximo à sua residência havia cães com Leishmaniose. Ela está grávida e o marido está em tratamento contra a doença.

Entramos em contato com a Vigilância Sanitária para relatar o caso da ouvinte. Em seguida, os agentes foram até a localidade e confirmaram que os animais estavam doentes. A médica veterinária da prefeitura, Maria de Lurdes Aparecida, explicou que os cães foram recolhidos e que foi preciso optar pela eutanásia devido ao estado avançado da infecção.

Maria de Lurdes ressaltou que a eutanásia não é a única forma de combater a Leishmanionse. O dono do animal pode recusar o procedimento e buscar tratamento para o cachorro infectado.

A doença não é contagiosa, não se transmite de uma pessoa para outra, de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através do mosquito que pica o animal infectado e depois pica outro animal ou ser humano. A veterinária destaca quais são os principais sintomas da Leishmaniose nos animais.

 

Os sintomas nos seres humanos são os mesmos. O enfermeiro investigador da Vigilância Epidemiológica de Caratinga, Paulo Henrique, explica quais são e como identifica-los.

 

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem por em risco a vida do paciente. Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Paulo Henrique esclarece que os antimoniais pentavalentes, por via endovenosa, são as drogas mais indicadas para o tratamento da leishmaniose em humanos, apesar dos efeitos colaterais.      

A Leishmaniose deixa sequelas tanto em humanos quanto nos animais, por isso o indicado é prevenir, começando com a prevenção de picadas do mosquito transmissor.

O número de pessoas infectadas em Caratinga tem mantido uma média nos últimos anos. Em 2019, 22 casos foram confirmados.

 

O telefone de contato da Vigilância Sanitária de Caratinga é 3329-9224.