Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho de Caratinga aproxima empresários e candidatos às vagas

Por Rádio Cidade

16/09/2019 às 16:36

O Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho será realizado em Caratinga nesta terça-feira (17). O movimento, organizado pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com regionais do INSS, Sine, entre outros órgãos de governo, visa discutir propostas de fortalecimento das políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência.
A ideia é conscientizar as empresas para que haja uma sensibilização maior em relação às vagas ofertadas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, além da cota existente.

O presidente da Adefic, Associação dos Deficientes de Caratinga, Jenadir de Oliveira, contou que o movimento ganhou força na região a partir de 2017, quando aconteceu o primeiro fórum sobre o tema no Vale do Aço. Agora, Caratinga também integra o grupo de cidades que se mobilizam para ampliar o mercado de trabalho para pessoas com deficiência, detectando os problemas enfrentados para buscar soluções. O diálogo com os empresários, segundo ele, é fundamental.

De acordo com Jenadir, o Ministério do Trabalho é um grande aliado nesta luta ao fiscalizar o cumprimento da lei que estipula o número de vagas que deve ser reservado a pessoas com deficiência nas empresas.

Dois dias foram agendados para aproximar empresários e deficientes físicos dispostos a entrarem no mercado de trabalho de Caratinga. Amanhã, dia 17, as empresas estão convidadas a enviarem representantes ao balcão do SINE, que funciona na UAI, na avenida Tancredo Neves, para cadastro destas vagas. Durante todo o dia, de 8h às 17h, haverá funcionários do SINE focados na meta de cadastrarem o maior número de vagas possível para deficientes.

Depois, no dia 27 de setembro, será a vez dos deficientes comparecerem no SINE para pleitearem uma vaga. A superintendente do SUAS ( Sistema Único de Assistência Social), Shirlei Maclin, explica que isso pode ser feito em qualquer dia do ano, mas no dia 27 haverá um esforço concentrado neste sentido devido à mobilização.

Shirlei e Jenadir

Pessoas com deficiência que queiram buscar uma vaga de trabalho aproveitando este movimento devem comparecer no balcão do SINE, na agência do UAI de Caratinga, neste dia 27 de setembro. É preciso apresentar carteira de trabalho, PIS, RG, CPF e laudo médico atestando o tipo de limitação física.