IPVA também poderá ser parcelado no crédito no interior de Minas

Por Rádio Cidade

10/01/2018 às 18:36

O parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no cartão de crédito começou a ser feito nesta quarta-feira (10), quando vence a primeira parcela dos veículos de placas 1 e 2. A novidade é que o contribuinte do interior também poderá dividir o pagamento. Inicialmente, o Detran-MG divulgou que os postos de atendimento estariam disponíveis apenas em Belo Horizonte.

No total, são 108 postos de atendimento disponíveis em todo o estado para pagamento de multas, impostos e outros débitos incidentes sobre veículos por meio de cartão de débito e crédito, inclusive com a possibilidade de parcelamento. As cidades mais próximas de Caratinga onde o atendimento está disponível são: Governador Valadares, Ipaba, Timóteo, Cel. Fabriciano e Ipatinga.

Para fazer o pagamento com cartão, o contribuinte deverá emitir as guias previamente. O Detran-MG informa que os custos da operação variam conforme a opção de parcelamento escolhida pelo cidadão, que será informado no momento da transação sobre os valores. Ou seja, quanto mais parcelas, maiores serão os juros cobrados. Serão aceitas todas as bandeiras e o pagamento poderá ser feito em até três cartões diferentes.

O chefe da Agência Fazendária, em Caratinga, Sidnei Lopes da Costa, falou hoje sobre o início deste cronograma de pagamento. Ele foi definido como nos anos anteriores, a partir do último número da placa. A novidade nas datas de pagamento é para os servidores públicos do Estado. Eles tiveram as datas de vencimento prorrogadas por causa do atraso no pagamento do 13º salário.

A Agência Fazendária recomenda os servidores que irão pagar o IPVA em datas diferentes a emitirem a guia no site da Secretaria de Fazenda e não levar o Renavan para pagar direto no banco. Ainda há inconsistência de informações no sistema e, ao ir direto ao banco poderá ser exigido do contribuinte que é servidor estadual a multa correspondente ao suposto atraso com base no cronograma que vale para os outros proprietários de veículos. No site da Fazenda ele conseguirá retirar a guia para pagamento, sem juros, na data prorrogada.

O chefe da AF, Sidnei Lopes, também lembra que o proprietário do carro tem que pagar todos os impostos para receber o novo documento que permite circular com o veículo.

A expectativa de arrecadação com o IPVA, em Caratinga, de cerca de R$ 18 milhões, correspondendo a frota de aproximadamente 37 mil veículos. Considerando os dez municípios da microrregião, a arrecadação pode chegar a R$ 27 milhões para uma frota de 65 mil veículos registrados.