Bebê de três meses morre por desnutrição

Por Rádio Cidade

08/01/2018 às 10:58

Morreu na tarde desse domingo (7) no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, o bebê Paulo Vitor Gomide, vítima de desnutrição e anemia grave. Ele tinha apenas três meses e morava em Santa Rita de Minas, sob os cuidados dos bisavós.

Paulo foi socorrido por duas moradoras de Santa Rita que o encaminharam para atendimento médico logo que viram a criança com a mãe em uma farmácia. A equipe médica sequer conseguiu encontrar veias que pudessem receber soro, tal era o estado de fragilidade dela. Ele só pode receber alimentação via sonda. Apesar dos esforços, Paulo faleceu na UTI do hospital.

A polícia militar foi acionada pela médica que atendeu Paulo Vitor. Para verificar os fatos, sargento Amauri foi até a casa dos bisavós.

Além da situação da mãe, o sargento observou que as condições dos avós para cuidarem da criança era limitada, principalmente devido à idade avançada.

Fomos até Santa Rita de Minas para ouvir as autoridades responsáveis. O Secretário de Assistência Social do município, Ébio Altivo, afirmou que tudo o que podia ser feito foi providenciado.

A conselheira tutelar Janiele de Souza Marques conta que acompanhou a mãe do menino a partir do momento em que ela se apresentou pedindo ajuda. A jovem de 20 anos não sabia ao certo se estava grávida, mas a gestação já se aproximava dos sete meses. A partir de então, segundo a conselheira, a mãe começou a receber assistência médica. Janiele garante que o papel do Conselho Tutelar foi feito.

Conselheiras tutelares de Santa Rita de Minas

Ela reforça que até a família se preocupava com Paulo Vitor.

E todos os procedimentos adotados estão devidamente documentados, de acordo com a conselheira tutelar Alessandra Maria de Paulo.

 

Orientação médica

Segundo informou o Conselho Tutelar, a última visita à criança foi na terça-feira, 2 de janeiro. Naquela ocasião, a mãe tinha amamentado Paulo Vitor e ele já tinha passado pelo pediatra. Ainda de acordo com o conselho, dias atrás, o bebê até foi levado à UPA de Caratinga, por recomendação do médico de Santa Rita, para uma transfusão de sangue por causa da anemia. Mas o médico da UPA, segundo o conselho, não achou necessário, recomendando somente a ingestão de vitaminas. Essas vitaminas, assim como o leite especial, estavam à disposição da família.