Prazo para aposentado do INSS fazer prova de vida no banco acaba hoje

Por Rádio Cidade

28/02/2018 às 10:22

Acaba nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, o prazo para os segurados do INSS (aposentados e pensionistas) fazerem a prova de vida no banco onde recebem o benefício. O procedimento, que deve ser feito por quem não regularizou a situação com seu banco ao longo de 2017, é apenas uma atualização cadastral feita diretamente na agência onde a pessoa saca o pagamento mensal. Não é preciso ir a uma unidade da Previdência Social.

Para atualizar os dados pessoais, basta comparecer à agência bancária com um documento de identificação. Quem não pode se locomover deve contar com um representante munido de procuração.

Segundo o INSS, até o fim de janeiro deste ano, dos 34 milhões de segurados do instituto, 3,2 milhões não tinham feito a prova de vida. Esse procedimento deveria ter se encerrado em dezembro do ano passado, mas o INSS decidiu estender o prazo até o fim de fevereiro de 2018.

Quem não fizer a atualização cadastral até esta quarta-feira terá seu pagamento suspenso. O corte do benefício, no entanto, não será definitivo, podendo ser restabelecido tão logo o interessado compareça ao banco e regularize sua situação. O objetivo, segundo o INSS, é evitar o pagamento indevido de benefícios e as fraudes previdenciárias.