Pocrane terá nova eleição para prefeito, informa TRE

Por Rádio Cidade

19/04/2018 às 14:30

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE – marcou para o dia 3 de junho as eleições suplementares para prefeito e vice no município de Pocrane. As eleições foram marcadas após aprovação pela Corte da Resolução contendo o calendário e as demais instruções que vão reger o pleito no município.

As novas eleições ocorrerão em razão da dupla vacância no Executivo municipal. A vice-prefeita Nadir Domingos faleceu em 2017 e o prefeito, Álvaro de Oliveira Pinto Júnior, o Juninho do Álvaro, renunciou ao mandato no último dia 10. Em sua carta de renúncia, Juninho alegou que não estava suportando as pressões, lhe causando prejuízos de ordem financeira e psicológica, não só a ele, mas também aos seus familiares. Durante o mandato, Juninho chegou a ser afastado da prefeitura por suspeita de fraude em licitação.

Ex-prefeito Juninho do Álvaro

 

Em razão desses fatos, ocorridos nos dois primeiros anos do mandato, o juiz eleitoral responsável pelo município requereu ao Tribunal que fossem realizadas novas eleições.

De acordo com a resolução, de 24 a 29 de abril, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 3 de maio, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 4 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral.

Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores, Ernane José, responde pelo Executivo de Pocrane.