Projeto “Cidadão Consciente” visita Escola Estadual Princesa Isabel

Por Rádio Cidade

14/05/2018 às 14:03

Nesta segunda-feira (14) o Projeto ‘Cidadão Consciente’ teve mais uma etapa na Escola Estadual Princesa Isabel, no centro de Caratinga. O projeto temo com objetivo promover o contato direto dos jovens com a Justiça Eleitoral, levando noções de cidadania para estudantes do 3° ano do ensino médio de escolas da rede pública de nossa região.

A iniciativa conta com a parceria do Foro Eleitoral de Caratinga, 6ª Superintendência Regional de Ensino, Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas (AMLM), Lions Clube Caratinga Itaúna, A.R.L.S. Obreiros de Caratinga e Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC).

O projeto Cidadão Consciente será desenvolvido em seis etapas. A primeira consiste na visita às escolas participantes. O diretor do foro eleitoral de Caratinga, juiz Consuelo Silveira Neto, esteve na Escola Princesa Isabel nesta manhã, onde ministrou uma palestra sobre o voto consciente:

Consuelo Neto

 

Após as palestras são apresentadas aos estudantes a urna eletrônica:

A diretora da Escola Princesa Isabel, Elaine Lucas Barroso, afirma que os alunos estão receptivos quanto ao tema apresentado:

Elaine Cristina

 

A segunda etapa do Projeto Cidadão Consciente terá um concurso de redação. Cada escola participante selecionará as três melhores redações com o tema ‘Voto e Cidadania’, que serão enviadas ao Foro Eleitoral. O chefe da 72ª zona eleitoral de Caratinga, Arilson Oliveira de Carvalho, é outro responsável pela implementação do projeto:

Arilson Carvalho

A Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas fará a correção das redações selecionadas pelas escolas participantes. A FUNEC irá editar a obra ‘Construindo Cidadania’ que irá conter as 54 redações vitoriosas do concurso. Além disso, o aluno que alcançar o primeiro lugar geral receberá um curso de extensão do Centro Universitário de Caratinga.