Infestação de Aedes aegypti coloca Caratinga e Ubaporanga sob risco de surto de dengue às vésperas do inverno

Por Rádio Cidade

12/06/2018 às 12:12

O Ministério da Saúde alerta que mesmo durante o outono e inverno as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti precisam ser mantidas. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), mais de mil municípios brasileiros (22% do total) apresentaram um alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya, incluindo na lista as cidades de Caratinga e Ubaporanga.

Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou mais de dois mil municípios em alerta. Na nossa região fazem parte da lista Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga e Vargem Alegre.

Para realizar o LIRAa, os agentes dividem o município em grupos com características semelhantes. Em cada grupo, os imóveis são visitados observando os criadouros do mosquito Aedes. Os extratos com índices de infestação inferiores a 1% são considerados em condições satisfatórias;  de 1% a 3,9%, estão em situação de alerta, e superior a 4% há risco de surto de dengue, zika ou chikungunya. Caratinga apresentou no último levantamento 5,1%.

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do mosquito e das doenças por ele transmitidas. Com base nas informações coletadas, é possível ode identificar os locais onde estão concentrados os focos de reprodução, bem como o tipo de criadouro predominante.

Fonte: Diário de Caratinga