Polícia Militar, legislativo, executivo e protetoras se reúnem para falar de maus tratos

Por Rádio Cidade

13/07/2018 às 10:52

Uma reunião entre representantes da Polícia Militar, dos poderes legislativo e executivo e protetoras de animais discutiu medidas de curto, médio e longo prazos que possam prevenir maus tratos contra animais e impedir que continuem ocorrendo em Caratinga. O encontro aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (12), na Câmara Municipal.

As protetoras tiveram a oportunidade de falar sobre a luta diária no socorro, tratamento e abrigo dos animais abandonados nas ruas. Elas dizem que todos os dias se deparam com casos de maus tratos. Segundo Iara Laborne, é difícil arcar com despesas de alimentação, medicamentos, vacinas, cirurgias e internações.

A protetora conta que, como o município não tem canil e a obra do Centro de Zoonoses está parada há anos, encontrar uma casa onde o animal possa ficar até se recuperar e ser adotado é outro grande desafio.

O subcomandante do batalhão da Polícia Militar de Caratinga, Major Márcio, esteve da reunião. Ele também relata que a maior dificuldade encontrada em Caratinga para atender chamados de maus tratos é a falta de um lugar adequado para abriga-los.

Major Márcio

Major Márcio afirmou que a PM está disponível para colaborar, participando, inclusive, de campanhas educativas nas escolas, nas ruas e até em comunidades rurais, sempre que for convidada.

O prefeito Wellington Moreira mandou a assessora de comunicação Poliana Tupinambá como representante. De acordo com ela, a equipe da secretaria de Obras é pequena para atender todas as demandas do município. Os trabalhos estão concentrados, neste momento, no loteamento Porto Seguro. A expectativa, segundo Poliana, é que o serviço na divisa com Ipatinga seja concluído no próximo mês. Em seguida, será iniciada a construção de uma estrutura, no Parque de Exposições, no Bairro das Graças, para servir de lar temporário para os animais resgatados até que sejam adotados.

Poliana Tupinambá

A reunião dessa quinta-feira foi uma iniciativa do vereador Johny Claudy e também teve a participação do vereador “Ronaldo da Milla”. O vereador ficou satisfeito com o encaminhamento das questões e disse que o legislativo continuará cobrando o cumprimento da lei e fiscalizando as iniciativas do poder público.

Enquanto isso, as protetoras continuam socorrendo os animais, na medida do possível, esperando que, um dia, a população se conscientize de que esta realidade precisa mudar. Às 9h deste sábado (14), elas farão campanha educativa em frente à feira municipal, na Praça da Estação. Depois, a partir das 10h, haverá um “Pit Stop” com abordagem de motoristas na praça Getúlio Vargas.

ONG Latemia