Campanha de vacinação compra sarampo e poliomielite começa na segunda-feira. Meta é atingir 95% do público-alvo

Por Rádio Cidade

02/08/2018 às 14:24

A partir de segunda-feira, dia 6, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite de 2018. A ação envolve todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos.

A imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, a primeira é dada aos 12 meses de vida, e a segunda, aos 15 meses. Isso vale para o ano todo, porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal.

Este ano a Secretaria de Saúde de Caratinga tem como parceira o Rotary Club que está à frente ajudando na divulgação da campanha. Explica Carlos Alberto, porta voz do Rotary:

Carlos Alberto

O enfermeiro coordenador de imunização da Prefeitura de Caratinga, Bruno Albano, alerta que a vacina é obrigatória para crianças de 1 a 5 anos:

Bruno Albano

O enfermeiro ressalta que crianças que estiverem em estado diferente de onde moram, podem vacinar no posto da cidade em que estão atualmente:

 

Além disso, qualquer pessoa fora da faixa-etária obrigatória que não está em dia com a vacinação, também pode vacinar:

 

Lembrando que a injeção é contraindicada para gestantes, pessoas com imunidade baixa e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior.

Bruno ainda informou qual a meta que o Ministério da Saúde pretende atingir:

 

A campanha também terá seu dia D que acontecerá em 18 de agosto: