Caratinga dá início a vacinação contra sarampo e poliomielite

Por Rádio Cidade

06/08/2018 às 14:50

Começou nesta segunda-feira (06) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. O público alvo são crianças de um a cinco anos.

O Ministério da Saúde espera vacinar até 31 de agosto mais de 11 milhões de crianças e a meta é chegar a pelo menos 95% delas.

Em Caratinga, as vacinas contra o Sarampo e a Pólio estão disponíveis nos postos de saúde da sede e dos distritos.

Segundo a enfermeira do Posto de Saúde do Bairro Limoeiro, Imaculada da Conceição, o movimento em sua unidade nesta segunda-feira foi tranquilo:

O Brasil erradicou a poliomielite do território em 1994, já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016. Porém, com a baixa procura pela imunização nos últimos anos, a campanha tornou mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da pólio:

Viviane Cristina levou a filha para vacinar nesta segunda-feira. Ela afirma que sempre está atenta em manter o cartão de vacinação da criança em dia:

Renata de Oliveira é outra mãe que não deixa de vacinar o filho:

A pessoa acometida pelo Sarampo pode apresentar manchas vermelhas na pele, dentre outros sintomas, e em casos mais graves o indivíduo pode ter convulsões e lesões no cérebro.

Já a poliomielite pode levar a paralisia de membros.