Adultos que não receberam segunda dose da vacina contra o sarampo também devem se imunizar

Por Rádio Cidade

10/08/2018 às 13:39

Pais ou responsáveis que forem levar seus filhos para se vacinar contra o sarampo também devem ficar atentos aos seus cartões de vacina. Com o crescimento de casos da doença no país, o Ministério da Saúde recomenda a atualização dos cartões de vacina dos adultos.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga 76 casos suspeitos. No último boletim divulgado, na semana passada, eram 63 casos sob análise. Diante deste quadro, a vacinação contra o sarampo é prioridade na campanha nacional que começou na última segunda-feira.

Embora a campanha tenha as crianças como público alvo, a Secretaria de Saúde detectou que há quase 5,5 milhões de pessoas de até 29 anos sem proteção por não terem recebido a segunda dose tríplice virale a tetraviral. Mais de 2 milhões, a maioria com idade acima de 30 anos, não receberam nenhuma dose.

O sarampo é uma doença infecciosa viral aguda, altamente transmissível, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os sinais iniciais de sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem até 14 dias após o contato com alguém infectado. No entanto, após cerca de três dias é comum surgir manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.

Fique atento aos principais sintomas como febre, dor de garganta e tosse seca, dor muscular e cansaço excessivo, manchas vermelhas na pele, manchas brancas no interior da boca, conjuntivite ou vermelhidão nos olhos.

Lembrando que o Dia D da mobilização será 18 de agosto e a campanha encerra no dia 31.