Secretaria de Saúde de Entre Folhas suspeita que parvovírus tenha infectado quarenta pessoas do município. Crianças são maioria entre os pacientes

Por Rádio Cidade

16/08/2018 às 14:45

Moradores de Entre Folhas estão em alerta depois que aproximadamente quarenta pessoas precisaram de atendimento médico. Os sintomas de todos os indivíduos, na maioria crianças, eram os mesmos: febre, mal-estar e coceira. Algumas apresentam manchas na pele.

 

O principal temor da Secretaria de Saúde de Entre Folhas era de que os moradores da cidade estivessem com sarampo. Contudo, exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) descartaram a doença nos 15 primeiros pacientes. Os laudos também deram negativo para rubéola, dengue e chikungunya. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os outros 25 casos suspeitos ainda estão sendo investigados.

Com as primeiras análises, os órgãos de saúde investigam se os pacientes foram vítimas do parvovírus B19, uma doença viral infecciosa, menos ofensiva que sarampo ou dengue. Em Entre Folhas, a doença misteriosa começou em uma creche e se espalhou. Mais da metade das vítimas são crianças, mas todas passam bem.

Parvovírus

O parvovírus pode ser transmitido por via respiratória. A doença pode provocar anemia, coceira, fadiga, febre, dor de estômago e de cabeça; e ainda manchas na pele. Não existe vacina ou medicamento para prevenir a doença. A recomendação é que a população adote medidas de higiene para evitar a proliferação da enfermidade como: lavar as mãos; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte interna do braço; não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal; manter os ambientes ventilados e evitar aglomeração de pessoas; não utilizar medicamentos sem orientação médica; e procurar a unidade de saúde diante qualquer sintoma.