Organização e participantes celebram sucesso das “Olimpíadas Especiais” realizada em Caratinga

Por Rádio Cidade

27/08/2018 às 14:06

Caratinga sediou no sábado (25) o “Festival das Olimpíadas Especiais do Brasil”. Foi o primeiro município do interior de Minas a sediar os jogos em 2018. As competições aconteceram no período da manhã e início da tarde na Unidade II do Centro Universitário de Caratinga, Unec.

Foram mais de setenta atletas envolvidos na Olimpíada Especial, competidores de seis escolas municipais de Caratinga, da escola particular Jairo Grossi e das APAEs de Caratinga, São Sebastião do Anta e Timóteo.

Sandra Helena Souza, diretora da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Ribeiro, de Caratinga, ressaltou a integração dos participantes:

O Lions Clube Caratinga apoiou a realização das Olimpíadas Especias no município. O presidente da entidade, Giovane Vieira, celebrou o sucesso do evento:

O projeto de inclusão de pessoas com limitação intelectual, através do esporte, está presente no Brasil, desde 1990. As “Olimpíadas Especiais” foram reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional, COI, em 1988. É o único programa mundial de treinamento e competições esportivas para pessoas portadoras de deficiência intelectual, independentemente do nível de habilidade.