Boato sobre nova greve de caminhoneiros leva milhares de consumidores aos postos de gasolina

Por Rádio Cidade

03/09/2018 às 16:25

Boatos espalhados principalmente pelo Whatsapp com a falsa informação de que haveria paralisação de caminhoneiros nesta segunda-feira (3), em todo o Brasil, levaram consumidores de várias cidades a procurarem os postos com urgência para abastecer seus veículos. O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Minas Gerais, José Natan, informou no domingo que não há previsão de greve, ressaltando que os motoristas já começaram a receber a nova tabela de frete e seguem mobilizados.

O reajuste de 13% no preço médio do diesel praticado pela estatal nas refinarias, anunciado na semana passada, desagradou a categoria. Eles se organizam para promover uma manifestação no próximo dia 12.

Nesta segunda visitamos alguns postos de combustíveis de Caratinga para saber se houve aumento na procura. O frentista do Posto Caratinga, José Márcio, disse que a empresa já solicitou mais combustível.

O proprietário do Posto Itaúna Giovanio Ribeiro de Sá disse que a procura por combustível também aumentou em seus postos. Mas afirma que o consumidor não precisa se preocupar, pois, até o momento, não está prevista qualquer paralisação de caminhoneiros.

Giovanio citou os aumentos recentes do diesel e da gasolina e lamentou, mais uma vez, esta política de preços.

O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivado de Petróleo do Estado de Minas Gerais, Sinditanque-MG, divulgou nota informando que até a próxima quinta-feira (6) os representantes das distribuidoras de combustíveis devem se reunir com os caminhoneiros de todo país para tratar sobre a questão do frete. A lei aprovada recentemente sobre o assunto prevê que toda vez que o combustível subir acima de 10% o frete deve ser reajustado no mesmo índice, o que não aconteceu desde sexta-feira (31), quando o índice subiu 13%. Só depois de quinta o Sinditanque vai dizer se realmente haverá greve. O sindicato representa as empresas que transportam combustível.