Judiciário inaugura Posto de Atendimento Pré-processual em Santa Bárbara para mediar conflitos sem abertura de processo

Por Rádio Cidade

22/11/2018 às 14:10

O poder judiciário segue implantando Postos de Atendimento Pré-Processuais, também conhecidos como PAPRE. Além da sede da Comarca, em Caratinga, Santa Rita de Minas e, agora, Santa Bárbara do Leste também contam com uma unidade do PAPRE.

O posto faz parte do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e tem o objetivo de solucionar problemas jurídicos e conflitos de interesse de forma rápida e eficaz. Dependendo do tipo de conflito, o problema pode ser resolvido ali mesmo, sem que a demanda se torne um processo.

Para utilizar o serviço de conciliação pré-processual não é necessário agendamento prévio. Qualquer cidadão pode procurar a unidade e apresentar uma queixa ou demanda. O caso será registrado por um atendente que fará o agendamento da audiência de conciliação.  A audiência é acompanhada por um mediador, que orienta a conversa e contribui para que as partes cheguem a um acordo.

 

Solenidade inauguração do PAPRE

 

O judiciário tem contado com a parceira das prefeituras para implantar os postos. Segundo a prefeita de Santa Bárbara do Leste, Wilma Pereira, o serviço democratiza o acesso à justiça:

Wilma Pereira

O Diretor do Foro e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Caratinga, juiz Anderson Fábio Nogueira, participou da solenidade de inauguração do PAPRE de Santa Bárbara do Leste nessa quarta-feira (21):

Anderson Fábio

Em Santa Bárbara do Leste o PAPRE irá funcionar na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Rua São Vicente de Paula, 227.  Os servidores municipais irão receber a demanda e encaminhá-la para Caratinga, agilizando os atendimentos, tais como: divórcio, pedido de pensão alimentícia, homologação de união estável, dentre outras demandas.