Paulo Barbosa Marques é o novo presidente da Câmara de Caratinga. Vitória por dez votos a sete contra Diego Oliveira

Por Rádio Cidade

05/12/2018 às 15:35

A Câmara Municipal de Caratinga teve sessão lotada na noite dessa terça-feira (4), dia de eleição da nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Paulo Barbosa Marques venceu a eleição para o cargo de presidente por dez votos contra sete de Diego Oliveira.

Cleider Costa de Medeiros (PSDB) venceu Johny Claudy (PMDB) por 12 votos a 5 na disputa para o cargo de vice-presidente do legislativo. Já para 1º secretário, Denis Gutemberg (PPS) foi eleito com 11 votos contra 06 de Ronaldo Gomes de Carvalho (PSB). Na eleição de 2º secretário houve uma abstenção e José Cordeiro (PTB) recebeu 9 votos contra 7 de Rominho Costa (PMDB).

Sendo assim, a mesa diretora da Câmara de Caratinga ficou composta por:

Presidente: Paulo Barbosa Marques

Vice-presidente: Cleider Costa Medeiros, Cleidinho

1º Secretário: Denis Gutemberg

2º Secretário: José Cordeiro

Paulinho está em sua quarta legislatura e disse que a presidência da Câmara era um sonho.

O vereador anunciou que vai aproveitar a oportunidade como presidente da Câmara para ajudar os moradores do distrito de Dom Lara, seu reduto eleitoral.

 

“Jogo político”

A formação da mesa diretora da Câmara no segundo biênio do mandato é tradicionalmente muito disputada com várias articulações de bastidores, porque coincide com o período de eleições para a nova câmara e para prefeito. A escolha do presidente do legislativo é determinante para o tipo de relacionamento que será mantido com o executivo, podendo facilitar ou dificultar a aprovação de projetos de interesse do prefeito.

Um detalhe que chamou atenção nos bastidores da eleição foi o fato de Diego Oliveira ter sido considerado candidato de preferência do prefeito Wellington Moreira, tendo inclusive trabalhado como detetive e inspetor no período em que o prefeito era Delegado de Polícia. Para alguns analistas, a derrota de Diego pode trazer dificuldades para as articulações do prefeito no encaminhamento de matérias legislativas de seu interesse, bem como na própria eventual tentativa de reeleição do chefe do executivo municipal.

 

* Com informações da TV Sistec e fotos da Doctum TV